segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Possessão"


Uma história baseada em fatos reais “POSSESSÃO” apresenta-se como um filme tenso e ao mesmo tempo horripilante. Com uma família unia para combater o mal, vamos perceber que a fé é algo que pode essencialmente mudar o rumo de qualquer história. Confiram.



Filme: Possessão.

Duração: 92 min.

Gênero: Suspense/terror.

Direção: Ole Bornedal.

Elenco: Jeffrey Dean, Kyra Sedgwick, Madison Davenport, Natasha Calis, Grant Show, Matisyahu. 






Nota Pessoal: 
O filme relata a história da pequena ‘Em’, e dos acontecimentos que sucedem-se após a garota encontrar uma misteriosa caixa.

Foi em uma das tradicionais visitas – temporadas – que a garota fazia ao seu pai, juntamente com sua irmã, que a pequena encontra uma caixa misteriosa e sombria, comprada em um bazar por seu pai. Uma caixa que guardava segredos obscuros e que era estritamente trancada, não possuindo a chave, nem mesmo a própria mulher que a vendera.

O que ‘Em’ e o pai não sabiam, é que a caixa guardava mais segredos do que todos esperavam. Ninguém conseguia abrir a caixa e a atmosfera da casa ia ficando mais sombria à medida que o comportamento da garota mudava bruscamente.

Tornando-se agressiva, estressada e sombria, os pais não entendem o motivo de todos os acontecimentos estranhos que sucederam-se após a aquisição da caixa. ‘Em’ precisa abrir a caixa. Toda vez que chega perto a garota sente-se que a caixa deve ser aberta, ela a chama. E a garota não consegue ficar longe dela.

Começa uma busca desenfreada para se descobrir o que estava deixando a filha de Clyde e Sthephanie, tão obsessiva. Acontecimentos bizarros começam a acontecer, e vão desde pequenos besouros demoníacos, até a possessão completa.

O filme é bem tenso e sombrio. Eu o classifico com um dos melhores filmes de terror/suspense de últimos tempos. Foi bem produzido e, e tem um enredo interessante e de tirar o fôlego.

Descobre-se então que o que habitava a caixa era na verdade um dibbuk , um espírito demoníaco que possuía todos aqueles que portavam e fossem donos da caixa – no caso, ‘Em’ – e a garota, já possuída, começa a apresentar sintomas que parecem irremediáveis, tendentes a puxá-la para algo ruim e malévolo. Prestes, a puxá-la para a morte.

O que resta a família para salvar a pequena ‘Em’ é unir-se e ter fé, para assim um cardeal, vindo de longe, pudesse livrar-se do espírito que atormentava a família.

Acho que a trilha sonora atrapalhou um pouco o contexto do filme. E é a única coisa negativa com relação ao mesmo. Um música de suspense sem graça e previsível surgia toda vez que algo importante estava para acontecer.

A trilha sonora de um filme é algo como sua identidade. E a escolha da mesma não foi muito feliz. Então, a impressão que tenho é que o filme seria exatamente perfeito, se a trilha sonora se encaixasse no filme – o que não aconteceu.

Fora isso, considero o filme realmente fantástico. Enredo, elenco e direção foram escolhidos perfeitamente, dando veracidade e dinâmica a história. Acho também que o diferencial do filme é você saber que aquilo realmente aconteceu – ou possa ter acontecido. As cenas – destacando principalmente a sucessão de cenas decorrentes do meio para o fim do filme – são bem impressionantes e nos deixam meio que chocados ou horrorizados (vulgo a cena em que o dibbuk está saindo pela boca da ‘Em’).

Baseado em fatos reais, “Possessão” além de dar uma nova cara ao gênero, mostrar-se um filme verdadeiramente real e intrigante, digno de milhões de espectadores.

Eu realmente amei o filme. Corram para assistir, e...

Nenhum comentário: